Home / Sem categoria / Leilões da Caixa Econômica Federal

Leilões da Caixa Econômica Federal

Quando alguém financia um imóvel pela Caixa Econômica Federal ou pega um empréstimo dando um imóvel como garantia (hipoteca) e não consegue pagar as prestações, a Caixa retoma este imóvel e disponibiliza para a venda.

Antes de descrever as modalidades de leilão da Caixa informo que existem corretores de imóveis cadastrados junto à CEF que podem lhe auxiliar neste processo gratuitamente, já que a comissão é paga pela própria CEF e o valor do imóvel é o mesmo, com ou sem corretor lhe orientando.

Bom, quando a CEF “retoma” um imóvel, primeiro ele vai para o 1 Leilão. momento em que você dará um “lance no escuro”, ou seja, você não sabe se existem outros interessados naquele imóvel e nem quanto eles estão dispostos a pagar. Não é um leilão comum onde todos estão reunidos no mesmo espaço físico e o leiloeiro fica perguntando “quem dá mais”, você pode ser o único interessado, ofertar o valor mínimo (identificado como valor de venda) e levar, ou pode alguém ganhar de você porque ofertou R$ 0,01 (um centavo) a mais.

Nesta modalidade você deve primeiro  SE HABILITAR. Para fazer isso, você comparece a uma agência da CEF e abre uma conta caução na qual você depositará 5% do valor do seu lance.

Se for vencedor, terá 5 (cinco) dias úteis da data da divulgação para efetuar o restante do pagamento na mesma agência em que você abriu a conta caução. Caso você tenha feito oferta com parte do pagamento financiado, os prazos e procedimentos diferem um pouco.

Caso alguém dê um lance maior do que o seu, receberá o valor depositado de volta em 1 (um) dia útil após a homologação do leilão.

Quando ninguém faz uma oferta, o imóvel vai para o 2 Leilão. O procedimento é o mesmo 1 Leilão, porém o valor mínimo (valor de venda) quase sempre é menor.

Não havendo interessados, o imóvel então vai para a venda direta onde fica disponível para o primeiro que ofertar o valor mínimo por eles determinado. Este valor é reavaliado de tempos em tempos. Na busca do imóvel no site da CEF é possível ver a validade da avaliação. Porém, às vezes ele é reavaliado antes do prazo previsto.

 

About Gabriela Bezerra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *